segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Feliz natal, feliz ano novo


Ouço por vez pessoas maldizendo os festejos de datas como o Natal e Ano Novo e pergunto-me por que essas pessoas não gostam dessas datas.
Realmente não sei a resposta, mas preciso admitir que, tempos atrás, também não gostava de Natal e Ano Novo. E qual era mesmo desculpa que utilizava, então, para afirmar meu descontentamento? Ah, claro, era um chavão:
O Natal e o Ano Novo são datas impostas pelos donos do capital internacional como um meio de incrementar o comércio e com isso obter ainda maiores lucros. É um engodo sentimental que somente pode interessar aos lobos capitalistas”.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Querido Papai Noel


Querido Papai Noel,
Creio ter sido uma boa pessoa durante esse ano. Não matei, não feri, não roubei, fui dedicado e carinhoso à minha esposa e minhas filhas. Tratei meus amigos com consideração e afeto.
De um modo geral, procurei ser tolerante com o próximo (bom, tive vontade de socar aquele estúpido que me deu uma “fechada” assassina no trânsito, mas limitei-me a abaixar o vidro, pôr a cabeça pra fora e xingar a pobre da mãe do desinfeliz... foi mal, Papai Noel).
Bem, tirando isso, acho que fiz por merecer um presente seu, meu bom velhinho. Então, pensei longamente sobre o tipo de presente que gostaria de receber. Você sabe bem, velho Noel, pelas cartas que te enviei, que quando mais jovem desejava presentes caros e modernosos, mas você jamais atendeu meus desejos (como diria o Pernalonga, o que é que há, velhinho? Magoei). Mais experiente um pouco, até recebi alguns, mas aí o encantamento já havia cessado.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Para que servem as palavras?


Para que servem as palavras?
Segundo Leibniz são duas as suas utilidades. Uma é falar a nós mesmos, organizando nossos pensamentos e auxiliando nossas memórias. A outra é comunicar nossos pensamentos para as outras pessoas.
Quando falamos conosco mesmos as palavras são perfeitas, pois sabemos exatamente o que quisemos dizer com cada uma delas. Nós entendemos a nós mesmos perfeitamente.
Contudo, quando transmitimos nossos pensamentos para as outras pessoas as palavras são imperfeitas, pois nem sempre conseguimos comunicar exatamente o que pensamos. Acontece das pessoas interpretarem as palavras com um significado que a elas não imprimimos em nossas mensagens.