quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Paracetamol em excesso pode levar à morte

Notícia bombástica nos jornais de hoje: paracetamol em excesso pode levar à morte.
Hum, grande descoberta. Qualquer excesso pode ser fatal. Até ingestão excessiva de água pode matar.
Aliás, pesquisas recentíssimas comprovaram: há quase 100% de chance de que a pessoa acometida de vida venha a morrer no prazo de poucos segundos até 140 anos.
Portanto, viver, mesmo moderadamente, conduz à morte.
E mais, excesso de morte conduz à... não sei.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A limitação do ser humano

Não se iluda. Você é limitado, assim como são todos os seres humanos.
Nenhuma experiência sua será plena. Toda sensação será parcial. Nada lhe chegará por inteiro, tudo sempre por pedaços.
Por mais que viaje, conhecerá poucos lugares, porque o mundo é muito, mas muito maior que você. Ninguém conhece a França porque conheceu Paris, assim como não se conhece o Brasil pelo fato de que foi a Brasília.
Por mais pessoas que conheça, ainda serão poucas e jamais lhe será possível conhecer todas, pois mesmo conhecendo uma por segundo, séculos seriam necessários para ser apresentado a cada uma das bilhões que agora existem. E mesmo que vivesse para isso, de nada adiantaria pois a maioria já estaria morta então.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O fim das eleições


Muitas são as definições existentes sobre o que é a filosofia e o que se busca através dela. Aristóteles pontificava que a filosofia surgia a partir do espanto e da admiração com as coisas do mundo, assim tornando necessária a produção de um discurso capaz de explicar as causas e os efeitos dessas coisas que espantam e admiram.

Muito mais modernamente, e em nosso próprio quintal, o filósofo Paulo Ghiraldelli Jr., numa definição que particularmente aprecio, diz que a filosofia busca desbanalizar o banal. Segundo Ghiraldelli, enquanto o ser humano comum aceita pacificamente as coisas que rotineiramente encontra ao seu redor, como o ar, as águas, as casas, os carros, as pessoas, as árvores e etc, o filósofo olha para essas coisas e, admirado, pergunta-se como, por que, onde e quando.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Sobre o movimento “Lula vá pro SUS”

Para aqueles que estão participando desse movimento desmiolado, pretensamente em defesa de que o ex-presidente Lula seja tratado pelo SUS, lamento informar que ele está sendo tratado num hospital, o Sírio Libanês, que também atende pelo SUS. Em outras palavras, ele estaria sendo tratado nesse mesmo hospital se tivesse optado pelo SUS.
As exigências indignadas de tratamento pelo SUS, ou são ingenuidade e desinformação, ou má-fé. Lula poderia perfeitamente estar sendo atendido pelo SUS no mesmo hospital, com a mesma qualidade de tratamento (afinal, trata-se de um ex-presidente). Não sendo pelo SUS, como era direito seu, Lula poupou dinheiro público.