quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Pensamento e ação

Somos avaliados pelas pessoas que nos cercam, não a partir do que pensamos, mas do que fazemos. As ações nos definem, não os pensamentos.
Por mais que a pessoa seja repleta de bons pensamentos e ótimas intenções no sentido de ser amorosa, corajosa, grata e heroica, sempre será lembrada como covarde se, na hora do alagamento, deixar a pequena criança, que estava ao seu alcance, morrer afogada.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Amor

O amor é geralmente descrito com a utilização de palavras como raro, dispendioso, focado, exclusivo e individual. Disso resulta a aparência, ainda que não intencional, de que o amor é algo transcendente, exclusivo de poucos eleitos, quase inatingível.
Melhor seria agregar ao seu conceito as palavras comum, barato, abundante, múltiplo, difuso, diversificado e coletivo. As regras do amor não seguem a ciência econômica. Quanto menos raro, mais valioso para a humanidade. Por mais que se dissemine, sempre haverá demanda.

Mudando de assunto. Não percam tempo comparando o que escrevo hoje com o que escrevi ontem. Sou contraditório mesmo. O que penso não depende somente de meu passado, mas também do que vivencio no presente. Sou um ser histórico, temporal, diferente a cada dia, a cada experiência. Encontro-me num palco no qual não represento, nem pretendo nunca representar, eternamente a mesma cena. Como já disse Raul, "prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter opinião formada sobre tudo".

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Feliz Natal, Feliz Ano Novo


Amigos, peço desculpas antecipadas por tão longa mensagem natalina. Não gosto de frases feitas e alheias. Assim, gosto de elaborar meu próprio pensamento. O problema é que sou verborrágico. A intenção, porém, garanto, é boa.
Estamos novamente em clima de Natal e você é meu amigo ou minha amiga. Portanto, aguenta o tranco e vamos ao que interessa.
É possível, a quem não professa religião, como eu, racionalizar acerca da divindade ou secularidade dessa data chamada Natal. Constantino foi o imperador de Roma que tornou o cristianismo a religião oficial romana. Paradoxalmente, os romanos até então perseguiam os cristãos. Com seu ato, o imperador romano impulsionou de vez a nova fé no mundo então conhecido, dominado pelos romanos.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A missão humana


Estamos no mundo na condição de testemunhas oculares da criação.
Somos a consciência do universo e, até onde se sabe, únicos admiradores de toda beleza. Beleza universal que inclui o ser humano, como estética, como inteligência e, principalmente, como emoção.
A maior de todas as missões humanas é conhecer e admirar sinceramente (não por vaidade ou qualquer outro interesse egoísta) o maior número possível de coisas e seres humanos contemporâneos a nós.