segunda-feira, 30 de abril de 2012

Zeitgeist, o documentário

Zeitgeist, segundo a Wikipédia, "é um termo alemão cuja tradução significa espírito da época, espírito do tempo ou sinal dos tempos.
Zeitgeist significa, em suma, o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo".
Palavra muito usada em filosofia como referência à temporalidade do pensamento humano, sempre sujeito às condições históricas vividas pelo pensador, Zeitgeist, o Filme, é um documentário produzido no ano de 2007 por um americano chamado Peter Joseph, que aborda três temas: cristianismo, ataques de 11 de setembro e o Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos.

domingo, 22 de abril de 2012

O documentário "Lixo Extraordinário"

Finalmente, depois de long, long time, assisti ao documentário "Lixo Extraordinário".
Para quem dele não ouviu falar, trata-se de um belíssimo documentário, com produção executiva do grande diretor Fernando Meirelles, que retrata o trabalho que o artista brasileiro radicado em Nova Iorque, Vik Muniz, realizou em parceria com os catadores de lixo do lixão de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias.
Vik Muniz é um desses artistas brasileiros que ninguém conhece no Brasil mas é super-popular no exterior, sendo considerado mesmo um dos maiores artistas plásticos contemporâneos.
No aterro sanitário, Vik manteve estreito contato com alguns dos catadores de lixo, inclusive com suas lideranças, e deles fez retratos gigantes a partir de material retirado do aterro sanitário. Ou seja, fez arte com lixo.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Chomsky e a questão Irã x Israel x EUA


Sobre toda essa celeuma que atualmente envolve a geopolítica mundial, relativamente aos supostos perigos advindos da experiência nuclear do Irã, é sempre bom tomar conhecimento da opinião de pensadores reconhecidos e que, em princípio, não possuem nenhum interesse além da mera exposição das próprias reflexões.
Um desses é Noam Chomsky, considerado um dos mais importantes intelectuais vivos da atualidade.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Páscoa


A palavra páscoa, em suas origens grega e, posteriormente, hebraica, buscava exprimir uma festa de passagem.
Inicialmente, com as crenças pagãs, era a festa que comemorava a passagem do inverno para a primavera. Depois, com os judeus, exprimia a passagem da escravidão no Egito para a liberdade na Terra Prometida. Enfim, ante a coincidência da ressurreição de Jesus Cristo com a festividade judaica da Páscoa, a data passou, para os cristãos, a possuir essa simbologia que possui entre nós.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

As 10 drogas mais perigosas

A título de curiosidade, reproduzo abaixo, extraída de um site bem legal - o lista10.org - a lista das dez drogas mais perniciosas ao ser humano, por ordem de nocividade.
A lista foi produzida por uma comissão científica da Inglaterra. De sua análise, observa-se que o álcool, cujo comércio é liberado, é de longe a droga mais perigosa, encontrando-se em primeiro lugar, com setenta e dois porcento de periculosidade (numa graduação, por óbvio, de zero a cem).