terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Súbito pensamento


Um desses dias modorrentos, estava deitado no sofá de minha, lendo um livro, quando subitamente, do nada, uma voz em minha cabeça, como se fosse um pensamento meu, disse o seguinte:
Filho, essa é a minha mensagem. Diga-a a todos aqueles que creem que, sob meu poder, minha palavra pode ser transmitida por qualquer uma das minhas criaturas, ainda que considerada vil pelas outras. Tenho ciência de tudo o que acontece, fato, pensamento ou ação, em todos os lugares e ao mesmo tempo.
Sou energia sem fim e posso tudo. Não preciso de intermediários ou orações para saber tudo aquilo que minhas criaturas necessitam, pois sei antes delas. São dispensáveis livros, sacerdotes ou templos que me consagrem e não exijo que qualquer contribuição, sacrifício ou ritual seja feito em meu nome, pois sou desprovido de necessidades, vaidade ou orgulho.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Relações virtuais


É comum especialistas afirmarem que a internet, ao estimular a virtualidade nas relações interpessoais, está afastando fisicamente as pessoas umas das outras e tornando rarefeito o sentimento que as envolve.
De fato, é possível que a internet favoreça o afastamento físico das pessoas, dada a comodidade de estabelecer amizades à distância. Porém, talvez não seja esse o principal fator de afastamento real entre as pessoas.
Atualmente, a maioria da pessoas reside em metrópoles, com todas as dificuldades de deslocamento que disso decorre. Metrópoles em geral, com raras exceções, costumam possuir sistemas de transporte coletivo ineficientes, o que já indispõe para sair de casa. Pelo mesmo motivo, na maior parte das grandes cidades, o uso de veículo próprio se multiplica, o que implica o agigantamento dos engarrafamentos. Enfrentado o trânsito, após muita demora no trajeto, encara-se o problema de ausência de local para estacionar. Desencorajador.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Dois universos


Fora de mim percebo infinito universo, pleno de tudo. Estrelas, galáxias, planetas e seres provocadores de sensações povoam esse universo. Todo ele insondável. Para sempre inexplicável. Um universo misterioso, fabulosamente caótico e ordenado ao mesmo tempo. Sua beleza causa-me admiração insaciável, sempre sedenta de sentir. Mas há perigo nesse universo exterior. Cometas, asteroides, vulcões e furacões lembram-me a fragilidade do corpo, recordam-me a finitude da existência.

O dilema de Cuba


Dia desses, conversava com uma pessoa amiga, a quem admiro pela inteligência e discernimento, sobre Cuba. Declarou ela que considerava Cuba um regime totalitarista opressor e que não acreditava na felicidade do povo cubano, tampouco no seu propalado eficaz sistema de saúde.
Retruquei que totalitarismo, segundo a definição da criadora do conceito, Hanna Arendt, não decorria da mera existência de uma ditadura, mas da existência de certas condições materiais no seio da sociedade, como a atomização dos indivíduos e a emergência de um sociedade de massas, sem identificação coletiva.

Disse, ainda, que qualquer análise sobre as condições sócio-econômicas nas quais vive o povo cubano estaria prejudicada pelo embargo econômico aplicado pelos Estados Unidos, com óbvios reflexos sobre a economia local.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O milagre da fé


O Deus judaico-cristão-muçulmano é onipotente, onisciente e onipresente. Em síntese, pode TUDO. Portanto, poderia ter criado um mundo perfeito, sem fomes, sem doenças, sem miséria, onde todos tivessem uma moradia decente e confortável. Enfim, um mundo feliz, fraterno e igualitário.
Porém, assim não o fez, preferindo produzir um mundo com poucos ricos e muitos miseráveis. Com doenças terríveis cujas curas somente são acessíveis aos ricos. Deus resolveu deixar os seres, humanos ou não, comerem-se uns aos outros, literal e figurativamente.

No Velho Testamento não havia o Diabo. Deus era responsável por todas as coisas, fossem boas ou más, e, para deixar isso bastante claro, vez ou outra arrasava uma cidade inteira com todos os seus habitantes, homens, mulheres e crianças. Ou mandava um ferrenho crente matar o próprio filho a título de sacrifício feito em seu nome.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

147 empresas controlam 40% da economia mundial



Texto extraído do blog "Resistências e Resiliências"
Quando a ciência se dá conta dos 1% que dirigem a economia.
Fonte: Les Dernieres Nouvelles du Monde (via Imediata).
Trad: Mario S. Mieli
Três pesquisadores suíços destrincharam recentemente a rede mundial de multinacionais, servindo-se de uma base de dados da OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômicos) agrupando mais de 30 milhões de atores do mercado econômico. Os cientistas chegaram a uma síntese, agrupando-os sob a forma de uma rede de 43.060 multinacionais. Suas relações de força mútuas foram também reconstituídas conforme a perspectiva da propriedade: uma empresa que possui mais de 50% de ações de uma outra foi considerada como detentora do controle acionário dessa última.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Falta de fé


Grande parte dos religiosos, principalmente os que comandam as igrejas, não creem em Deus.
Se possuíssem fé autêntica, não contrariariam a vontade divina do livre-arbítrio através da imposição de comportamentos e valores, como historicamente sempre fizeram.
Se Deus nos deu a liberdade, não cabe a qualquer ser humano aprisioná-la em dogmas.