quarta-feira, 27 de agosto de 2014

O pensamento econômico de Marina Silva


"Quero combater essa ideia de que Brasil precisa acabar com a elite. O problema do Brasil é a falta de elite." Marina Silva, justificando sua parceria política com Maria Alice Setúbal, conhecida como Neca, herdeira do Banco Itaú, e deixando claro que seu governo beneficiará a elite.

Creio ser importante saber o que pensam as pessoas que integram a equipe da candidata Marina Silva. Vejamos dois dos mais importantes membros de sua equipe econômica, Eduardo Giannetti e André Lara Resende.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Prisioneiros do passado



O ser humano é prisioneiro do próprio passado.
Quando finalmente o cérebro humano se desenvolveu e a inteligência alcançou a razão, o tempo despendido nessa aventura foi muito inferior ao tempo necessário à selvagem sobrevivência.
O tempo da razão é histórico, enquanto o tempo da selvageria é tectônico.
Tal disparidade temporal, com imenso privilégio da animalidade sobre a racionalidade, conduziu a história cultural humano a ser preenchida por mitos, preconceitos, dogmas religiosos, ideias de dominação e todas as demais elementos culturais incentivadores e sustentadores das desigualdades.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Desejos insanos




Quero viver num mundo no qual não se inventem convicções para justificar a iniquidade.
Onde os discursos elegantes e refinados, produzidos nos salões de granito e mármore, entre flutes de prosseco, defendam com entusiasmo genuíno o direito à vida, à liberdade e à igualdade de oportunidades e não sejam meros sofismas a esconder o interesse na manutenção da escravidão que produz a riqueza.
Um mundo no qual o ato de dar a esmola seja menos incômodo do que o fato de existirem miseráveis a quem dar.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Fuga do espaço público



















No passado, as pessoas ocupavam os espaços públicos, sendo forçadas a exercitar a civilidade.
A interação com o outro era necessária.

Atualmente, fogem do mundo, onde ninguém está disposto a entender ninguém, para os templos do consumo, onde ninguém é obrigado a entender ninguém.

A escandalização do banal




Crime do PSDB, crime do PT ou crime nenhum?
Sobre a preparação das pessoas que seriam ouvidas na CPI da Petrobras, sabe-se ser absolutamente corriqueiro que qualquer pessoa normal se prepara para uma inquirição séria, inclusive com simulação de possíveis perguntas.
Até candidatos à magistratura se preparam para a prova oral, estudando os posicionamentos jurídicos dos componentes da banca examinadora.
Isso é crime ou escandalização do banal?
O PSDB fez o mesmo em São Paulo e agora, de maneira hipócrita e desavergonhada, critica os petistas.
Leiam a coluna do Jânio de Freitas:

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A sabedoria política de Sólon


Atenas, Grécia antiga. Berço da república e da democracia.
Pisístrato dirige-se, coberto de feridas, à Ágora, praça central onde os atenienses se reuniam para ficarem cientes das notícias e tomarem decisões públicas. Lá ele noticia ter sido atacado e ferido pelos inimigos, solicitando aos cidadãos o direito de ter uma guarda pessoal, o que era proibido pelas leis de então. Tratava-se, contudo, de uma encenação: ele ferira a si próprio. O que Pisístrato realmente desejava era, municiado por essa guarda, dominar Atenas.