segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A inviabilidade da riqueza infinita


O capitalismo visto em sua face atual, bem como o ideário econômico que lhe dá sustentação, parece, por vezes, incompreensível para as pessoas comuns, como eu.
É isso mesmo, é incompreensível de fato e não é à toa, mas propositalmente, para passar a impressão de que as medidas econômicas, privadas ou públicas, são adotadas com o nobre objetivo de atender ao bem comum.
Algo como o famoso "deixar o bolo crescer para depois dividir". Tudo isso é falso como uma nota de três reais.
As teorias econômicas modernas e pós-modernas possuem um único objetivo: produzir uma justificação teórica, acadêmica, para a acumulação de mais riqueza por aquele que já é rico ou, no limite, para proteção dessa riqueza contra perdas.
A ideia central que justifica a economia é muito simples e os jargões econômicos e o linguajar difícil são meros artifícios retóricos, sofismáticos, que buscam dar ares de cientificidade à fraude econômica perpetrada em desfavor da quase totalidade da humanidade.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Repetindo a ilha de Páscoa?


A elite de todas as sociedades que foram ou são consideradas mais adiantadas no aspecto civilizatório, historicamente enriqueceu e foi alçada ao poder de forma violenta e não sustentável, ou seja, através da exploração irracional das riquezas naturais e humanas.

Essa avidez inevitavelmente conduziu à escravidão (ou algo similar) e à exaustão e devastação das riquezas naturais em cada local por onde chegava o explorador humano.
No passado, quando confrontada com essa realidade, ou seja, com a exaustão local, a elite simplesmente expandia seus horizontes exploratórios, seja através de caravanas para lugares distantes ou por meio de viagens ultramarinas, conquistando novos territórios e submetendo populações antes desconhecidas.

Gramsci, ensino formal e cultura


Segundo o pensamento do filósofo italiano Antonio Gramsci, a aquisição de cultura pelo indivíduo é um modo de organização interior que objetiva a construção de uma consciência superior, único caminho para a compreensão de si e do mundo no qual se encontra inserido o ser humano.

Gramsci trata da cultura que se encontra num degrau mais elevado do que a simples frequência e conclusão do ensino formal, mesmo de nível superior, que é aquela que proporciona o contato pessoal com pensamentos variados de complexidade mais elevada e integrantes das diversas artes e ciências humanas. De fato, não é incomum conhecer pessoas portadores de diploma em curso de nível superior que, entretanto, demonstram, não somente uma incapacidade relativa de expor ou compreender pensamentos, falados ou escritos, como também um abissal desconhecimento dos fatos da história, da civilização e do mundo, situação incompatível com uma escolaridade dita "de nível superior".