domingo, 24 de abril de 2016

Sinuca de bico


Os adeptos do jogo de sinuquinha sabem bem o que é uma sinuca de bico. É quando a bola branca se encontra posicionada de tal forma que impede que a bola do jogo seja atingida diretamente. Nesse caso, o jogador tem que utilizar a tabela, ou seja, atingir sua bola em dois ou mais toques. É sempre uma situação difícil de sair, mas não impossível, dependendo muito da habilidade do jogador. Jogadores pouco habilidosos tendem a perder a jogada, enquanto jogadores experientes conseguem usar bem a tabela e sair da dificuldade.
Fica a indagação: Dilma é uma jogadora habilidosa? Conseguirá usar a tabela e sair da dificuldade do processo de impeachment?

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Golpe de hoje, esperança do amanhã


O desenho do golpe esperado ocorreu: o processo de impeachment vai prosseguir no Senado.
O partido que lidera o golpe, o PMDB forneceu um total de 59 votos favoráveis ao golpe e dois contra. O PMDB do Rio colaborou com nove votos a favor do processo e dois contra. Um massacre.
O "líder do governo", Leonardo Picciani encenou, de modo pouco convincente, o papel de homem fiel ao governo do qual é líder, votando contra o impeachment, logo após ter orientado seus liderados a votar a favor.
No dia 08 de dezembro de 2015, em texto publicado no blog, esse resultado foi previsto, inclusive em relação ao desembarque maciço do PMDB.
O texto não foi bem aceito, muito provavelmente, e de modo compreensível, porque não era o momento para pessimismos, ainda que fundados em realidade patente e cristalina (talvez ainda não seja). Eis o link: http://marciovalley.blogspot.com.br/2015/12/o-impeachment-passara-dilma-perdera.html e o trecho que previa o comportamento do PMDB no golpe:

domingo, 3 de abril de 2016

Porta dos Fundos, delação, linchamentos e midiotas



Assisti a esse ótimo vídeo do grupo Porta dos Fundos intitulado "Delação". Recomendo.
Vivemos um momento histórico peculiar no Brasil, um momento muito perigoso, no qual direitos e garantias individuais são atropelados em nome da perseguição a um segmento político da população, semelhante ao que houve nos EUA, na década de 1950, com o macartismo (perseguição aos comunistas) e na Alemanha, na década de 1930 (perseguição aos judeus).
Escolhido o inimigo, surrupiam-se seus direitos mais básicos. Trata-se da aplicação prática do Direito Penal do Inimigo, através do qual se nega ao adversário aquilo que é absolutamente normal e corriqueiro ser concedido àquele que é considerado semelhante.
Qualquer idiota entra num linchamento,