quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Alemanha ontem, Israel hoje



Todos temos conhecimento dos acontecimentos na Palestina.
Incrivelmente, existem o que insistem em negar veemente a verdade. Fazer o quê? São pessoas que ficam cegadas por conta de suas convicções, ainda que estas colidam com o sentimento de humanidade que certamente possuem.
O governo israelense pode matar milhares de palestinos, pode secar suas fontes de água, pode desligar a energia elétrica de um povo inteiro, pode construir muralhas, pode não respeitar o território da nação vizinha e construir condomínios em terras palestinas, pode bombardear casas e estabelecimentos civis, pode atacar um barco humanitário, pode contra-atacar de forma absolutamente desproporcional, matando inocentes, pode não reconhecer um país já aprovado pela ONU (somente ainda não reconhecido oficialmente), pode não obedecer a nenhuma resolução da ONU (nenhuma mesmo), pode possuir a bomba atômica, pode matar inimigos em território alheio, enfim, pode praticar qualquer barbaridade, que sempre encontrarão desculpas:
"Ah, mas eles atacaram Israel em 1967!"
"Ah, mas eles disparam mísseis contra Israel"
"Ah, mas eles colocam seus paiois de armamentos próximos a escolas e hospitais". 
Então, tá...
Na terrível época em que vingou o nazismo na Alemanha, muitas pessoas negavam a realidade da solução final de Hitler. Apresentavam-se as mais estapafúrdias desculpas para negar ou justificar a perseguição aos judeus. E não somente alemães.
A política de Israel para os palestinos se assemelha à dos nazistas em relação ao próprio povo judeu: há os que com ela concorde independentemente do nível das atrocidades cometidas contra os palestinos.
Quem discorda de governos cometendo atrocidades proibidas pelas convenções internacionais, quem é humano, percebe o que ocorre na Palestina.
Quem aprecia a política do governo israelense (não estou falando do povo israelita), formulas discursos racionais para justificar esse comportamento desprezível.
Vejam as fotos seguintes, que falam por si e todos sabemos, ainda que alguns não admitam, que refletem a realidade.
                        Alemanha - 1940                                                          Israel, hoje

4 comentários :

  1. Cenário absurdo, cruel, humilhante, estarrecedor.
    Reflexão sensata, inteligente, séria, humanitária.
    Parabéns!
    Marcinha

    ResponderExcluir
  2. O panorama é dantesco.
    É incrível a semelhança de atitudes bestiais, parece que não se aprendeu nada nesses 70 anos. São coisas que jamais pensaríamos em ver a história se repetir, entristecedor.

    Brilhante analogia de imagens e coerente reflexão.
    Sou seu fã!
    Luiz Nascimento (Luizinho)

    ResponderExcluir
  3. E como naquela época, boa parte da comunidade internacional simplesmente fecha os olhos diante desse espetáculo bizarro.
    Sua denúncia nos obriga a refletir!
    Abraços.
    Willians

    ResponderExcluir