sexta-feira, 1 de junho de 2012

Bob Fernandes e mais um escândalo do Gilmar

A propósito de mais esse escandaloso episódio protagonizado pelo Gilmar Mendes, que não perde a oportunidade de envergonhar o Supremo e também o país, recomendo com veemência que assistam esse vídeo com comentários do jornalista Bob Fernandes, da Gazeta, sobre o assunto.
Nele, Bob Fernandes, de forma resumida, expõe toda a estranheza que cerca a versão apresentada pelo Gilmar Mendes, como a demora de mais de mês em apresentar sua versão; a revelação, não através dos canais institucionais adequados a um ministro do Supremo, mas por via de entrevista exclusiva concedida à revista Veja, a mesma que está envolvida no escândalo do Cachoeira-Demóstenes, esse que é amigo do próprio Gilmar Mendes; a negativa do Nelson Jobim e do próprio Lula.
Enfim, todos esses motivos pelos quais não se sustenta essa versão asquerosa acolhida, sugerindo veracidade, pela grande mídia, capitaneada por Rede Globo, Editora Abril (revista Veja), Estadão e Folha de São Paulo.
Além de assistir o vídeo, uma outra recomendação: leiam os jornalões e as revistonas, assistam as televisonas, mas não acreditem nessas informações só porque alguém imprimiu num pedaço de papel ou leu num teleprompter com a seriedade de um Bill Bonner. Busquem informações alternativas na internet. Existem bons e isentos jornalistas que possuem blogs desvinculados de jornalões ou de patrocinadores interessados. Use a sua própria capacidade de discernimento. Se uma coisa não faz sentido para você, desconfie.
E isso não somente por uma questão de divergência de opiniões, mas porque existem indícios fortes no sentido de que a parte mais poderosa da imprensa está diretamente envolvida em crimes contra o patrimônio público, ou seja, contra você, contra a sua família, contra os seus amigos, contra o seu bolso.
Existe uma tentativa de desestabilizar o ambiente político no país, de radicalizar, de acirrar os ânimos, mas não para a implantação de um modelo político mais adequado, mais honesto, mais ético, mas para que os representantes desses insatisfeitos assumam o assalto aos cofres públicos, com ainda maior voracidade.
Existe certamente um grave problema de corrupção na política desse país. Na verdade, sempre existiu e a culpa está no atual modelo político. O que não cabe engolir é o tom de falsa indignação vindo de pessoas desprovidas de honra e caráter para tal. Aqui não se trata do roto falando do esfarrapado. Se trata do pelado falando do razoavelmente trajado.
Faz sentido toda essa raivosa imprensa, há quase dez anos batendo no PT, e o país só faz crescer e melhorar, com níveis de emprego melhores que os da Europa? Pense nisso. É fato que os problemas existem e devem ser atacados, mas essa raiva toda é proporcional?
A imprensa de países com um grau civilizatório mais adiantado tratam as questões políticas como devem ser tratadas, de forma racional e honesta. Não chega ao ponto de afagar o político adversário, mas não é inconsequente ao ponto de atacar um governo respeitado pela maioria do povo a partir do relato suspeitíssimo de um criminoso condenado, como aqui fizeram, por exemplo, no caso do "empresário" Rubinei Quícoli, de Campinas.
No Brasil, a oposição política praticada pela imprensa é feita com as vísceras, através da distorção da informação, da manipulação da verdade.
Em que outro lugar do mundo se vê essa sequência interminável de escândalos? É possível, de fato, que isso seja real? Ou mais provavelmente o país está lidando com escândalos fabricados ao sabor das conveniências dos poderosos da mídia?
Desde minha adolescência, durante a qual ainda peguei uma rebarba da ditadura, que criou a Globo e pela Globo era legitimada, desde essa época conservo um mantra: o que é bom para a Globo é ruim para mim.

Assistam ao vídeo, que tem somente pouco mais de três minutos e é bastante esclarecedor.

Nenhum comentário :

Postar um comentário