sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Sugestões para a Presidenta Dilma


Presidenta Dilma,
Tenho apoiado o PT na internet, tentando, como muitos outros, construir algum contrapeso a esse massacre midiático. Também assisti aos debates televisivos e conversei com muitas pessoas a respeito.
A opinião, em geral, não é boa.
Não que a senhora esteja se saindo pior do que o Aécio, não está. Porém, a discussão moralista não está boa para nenhum dos dois.
O Aécio dificilmente vai sair da abordagem do tema da hora: “corrupção do PT", seja na Petrobras, seja no mensalão. Isso certamente vai exigir resposta firme, à altura.

Acho, contudo, que a forma de responder deve mudar.
Olha, sei que a senhora está assessorada por bons marqueteiros, mas essa opinião que dou é de uma pessoa do povo, que conhece os gostos do povo. Espero que algumas sugestões possam ser aceitas.
1 - Passe a responder diretamente para o telespectador e não para o Aécio.
Não estou falando de olhar para a lente da câmera. Até pode ser, mas não é isso. Falo sobre imaginar o que o eleitor gostaria de saber sobre aquele assunto, independentemente do enfoque dado pelo Aécio. Vou dar um exemplo. Imagine que o Aécio indague a senhora sobre a corrupção desenfreada que está sendo noticiada pelos jornais. Na minha opinião a senhora deveria olhar para a câmera e dizer mais ou menos o seguinte:
Quero me dirigir a você, eleitor, e dizer que o discurso moralista do meu adversário é uma tentativa de enganar o povo. Todos os políticos eleitos para cargos executivos carregam para a nova administração a sua própria equipe, substituindo a equipe do político anterior. Isto é democrático pois atende àquilo que o povo escolheu através do voto. Isso acontece com o PT, mas também com o partido do meu adversário. Ninguém imagina que o PSDB não nomeou os cargos políticos quando governou o Brasil ou em Minas, com o meu adversário, ou em São Paulo, com o governador Alckmin. E essa nomeação envolve o partido eleito e os partidos que compõem a sua coligação. Então, são centenas, às vezes milhares de nomeações, muitas vezes de pessoas indicadas por políticos da coligação, exatamente como é o caso desse ex-diretor da Petrobras, cuja história na Petrobras vem desde o tempo do presidente Fernando Henrique. O que um administrador honesto não pode fazer, eleitor, é tomar ciência de uma irregularidade e não tomar a atitude legal que tem de tomar. Não foi esse o caso. O ex-diretor já foi por mim afastado há mais de dois anos e está sendo processado criminalmente. Mais do que isso não é possível fazer. Só um tolo pode imaginar que não haverá um caso de irregularidade em qualquer governo. O que nós não fazemos é esconder para debaixo do tapete como já foi comum nesse país. Não é porque um caso não aparece nos jornais que ele não existe. Existe, só que está sendo escondido ou o criminoso está sendo protegido. Quanto à minha pessoa, ninguém é capaz de levantar uma nódoa a respeito de meu comportamento ético. Jamais utilizei o cargo público em benefício próprio ou de algum parente ou amigo. Nunca construí mobiliário público para beneficiar parente. Não há no executivo federal um só parente nomeado por mim ou trabalhando de graça para mim, o que também é ilegal. Nunca me recusei a cumprir a legislação, desde a mais simples, como as leis do trânsito, até as mais graves, como não usar de intoxicantes ou descumprir os princípios de moralidade e impessoalidade públicas que devem pautar a vida de um mandatário. Não acreditem em mim, pesquisem na internet. Era isso o que queria dizer a você eleitor.
É algo simples, sem rodeios, que qualquer um do povo vai entender. Se Aécio adentrar o discurso da desvalorização da Petrobras, novamente se vai direto ao eleitor:
Eleitor, mais uma vez quero me dirigir a você para desconstruir essa visão distorcida que é feita da Petrobras. No último ano do governo FHC, a Petrobras teve um lucro de pouco mais de oito bilhões de reais. No primeiro ano do governo do PT, em 2003, o lucro saltou para dezessete bilhões, o que foi mantido em 2004. Em 2005, esse lucrou triplicou, alcançando quase vinte e quatro bilhões de reais, chegando a vinte e seis bilhões em 2006 e vinte e dois bilhões em 2007. Entre 2008 e 2011 quadruplicou, alcançando o fantástico valor de trinta e cinco bilhões de reais em 2010. A partir de 2012 e 2013 houve um recuo, por força de problemas econômicos, mas ainda assim nunca foi inferior a duas vezes e meia dos lucros obtidos no governo tucano. O governo do PT pegou a Petrobras em colocação mundial superior ao centésimo lugar e hoje ela está por volta da trigésima colocação. Esse é o retrato que querem pintar como de tragédia. Não acreditem em mim, eleitores, acessem a internet e procurem.
Se falar do mensalão, pode-se seguir nessa mesma linha, mencionando o tremendo aumento do efetivo da polícia federal, no número de varas da justiça federal, das condições em que hoje atuam as procuradorias, com liberdade para investigar e denunciar, o que nunca antes houve. Lembrar sempre que, nesse país, já houve alguém apelidade de Engavetador Geral da Nação pois não deixava um só processo ir para frente. Lembrar também que o Joaquim Barbosa, tão admirado pelo povo, foi nomeado pelo governo do PT.
2 - Deixe claro para o eleitor sobre as competências de atuação governamental, mas sem deixar de esclarecer a participação do governo federal no tema.
Por exemplo, o Aécio indaga sobre a educação (ou saúde, ou segurança). Poderia ser dito algo assim:
Quero deixar claro para o cidadão brasileiro que existem competências constitucionais a serem respeitadas pelos governantes. A educação básica e a educação de segundo grau são da competência dos governos municipais e estaduais. À União compete estabelecer as diretrizes e bases da educação nacional. E nós temos atuado muito produtivamente através de convênios com estados e municípios. (Citar alguns programas, convênios e números dos ensinos fundamental e médio). Por outro lado, ainda que não seja atribuição prioritário do governo federal, o governo do PT criou mais de duzentas escolas técnicas nesses doze anos. Pode parecer pouco, mas desde Pedro Álvares Cabral só haviam sido construídas 140 dessas escolas. Quero lembrar que no governo do partido do meu adversário nenhuma escola técnica foi construída. Também na área de atuação do governo federal, criamos quatorze novas universidades federais pelo Brasil. Volto a lembrar para vocês não acreditarem em mim, pesquisem na internet.
Existem ótimos programas que estão escondidos do eleitor e precisam ser divulgados, como o Caminho para a Escola.
3 - Quando o Aécio dizer a palavra mentira ou leviana, não revide para ele. Fale para o eleitor para anotar o tema e, ao término do debate, pesquisar na internet.
O bate-boca no debate é igual a um campo de futebol encharcado. Nivela por baixo. Nunca responda que o mentiroso é ele. No máximo, alerte o adversário de que, em tempos de internet, não adianta dizer que é mentira, pois os jornais já estarão publicando para os eleitores se aquilo é verdade ou não, além do que os próprios eleitores poderão conferir pessoalmente na internet.
4 - Sempre que possível, quando o Aécio baixar o nível, diga expressamente que a senhora não irá descer ao nível do candidato e fale sobre outra coisa, um tema próximo, se couber, que narre algum sucesso do governo.
Fale sobre qualquer coisa, menos responder a bate-boca.
5 - Está faltando simpatia nos dois candidatos.
Tente não encarar o Aécio com o semblante fechado. Sempre que possível, sorria. Pode e deve exercitar a ironia simpática, com um sorriso nos lábios, tipo assim:
Ora, candidato Aécio, o fato de o Tribunal de Contas do Estado ter aprovado as contas do aeroporto de Cláudio significa apenas que não houve desvio no dinheiro da obra. Mas isso não significa que o Tribunal esteja afirmando ser ético construí-lo na porta da fazendo do seu tio. Assim como um outro aeroporto foi construído na porta da sua fazenda. Dois aeroportos públicos, um na porteira de cada fazenda da família. Isso, candidato, é muito feio e não condiz com a ética que deve pautar as ações de um governador ou de um presidente” (aliás, essa tirada foi ótima, parabéns). “Tanto não condiz que a procuradoria requereu a continuidade do processo sobre improbidade”.
Por enquanto é isso, presidenta. Tomara algo possa ser aproveitado. E vamos juntos vencer essa eleição!
do eleitor, Marcio Valley

e-mail: maflla@oi.com.br
blog: http://marciovalley.blogspot.com.br/

facebook: marcio valley

4 comentários :

  1. Excelente texto, com idéias concisas e tenho certeza que seriam muito úteis a nossa presidente.
    Estamos juntos na luta por um Brasil mais igualitário e forte.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Anderson. Suas opiniões sempre são bem-vindas. Abração.

      Excluir
  2. Mais um texto excelente e com uma lógica admirável. Torço para que chegue até as mãos da Dilma. Para que ela possa perceber pela ótica dos SEUS eleitores como e no que essa campanha nefasta do PSDB a atrapalha. Sempre soube que o fato de nossa presidenta não ter sido eleita Miss Simpatia seria usado amplamente para ataca-la.
    Infelizmente uma parcela enorme de seus possíveis eleitores, devoradores de Big Brother (nada contra, entendo que é uma das miseras opções de entretenimento que lhe são disponibilizadas), expulsam da casa (mal assombrada) os menos “ajustados” , menos “amigos” e muito sisudos , sem falar na “beleza” , porque daí estaremos falando de socos abaixo da linha da cintura rsrs
    Enfim, obviamente é lamentável ver os comentários do tipo: o que trava mais? ela gagueja, ela é feia, ela é gorda e por ai vai e vou poupa-los.
    Isso lembrou –me um texto que circulou na internet na época da primeira eleição, que inicialmente foi atribuído a Marilia Gabriela e mais tarde for esclarecido ser da ordinária e covarde (pra não dizer coisa pior) Danuza Leão fala sobre seu “medo” da Dilma.
    Entre outras pérolas “Não existe em Dilma um só traço de meiguice, doçura, ternura “ “ Quando ela levanta a sobrancelha, aponta o dedo e fala, com aquela voz de general da ditadura no quartel, é assustador”...vou novamente poupa-los
    O que quero apenas dizer com isso, é que eu entendo que as pessoas tem personalidade e não se pode transformar-se da noite para o dia. Mas credito grande parte da ingratidão ao governo Dilma, que já falamos até a exaustão, foi de fato muito bom, principalmente as classes mais baixas e portanto a maioria nesse pais, a esse seu traço de personalidade. Obviamente que isso é uma avaliação rasa e não deveria ser pré requisito a nenhum líder ser “bonzinho” mas os marqueteiros do Aecio sabem usar isso com um talento invejável.

    Abraço ao amigo Marcio, vou fazer minha parte para divulgar e se o texto chegar as mãos da presidenta, o que eu espero e não com isso a ache despreparada, mas imagino o quanto lhe fará bem ver a generosidade de seus eleitores , que estão dispostos a caminhar com ela por esses caminhos torturantes que tem sido essa campanha sangrenta da mídia contra ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, minha amiga Angelita Linhares. Sempre conto contigo, aqui e no Face. Marcio Valley.

      Excluir