segunda-feira, 2 de abril de 2012

As 10 drogas mais perigosas

A título de curiosidade, reproduzo abaixo, extraída de um site bem legal - o lista10.org - a lista das dez drogas mais perniciosas ao ser humano, por ordem de nocividade.
A lista foi produzida por uma comissão científica da Inglaterra. De sua análise, observa-se que o álcool, cujo comércio é liberado, é de longe a droga mais perigosa, encontrando-se em primeiro lugar, com setenta e dois porcento de periculosidade (numa graduação, por óbvio, de zero a cem).
O tabaco, com venda também liberada, aparece na sexta colocação, com vinte e seis porcento, enquanto a proibidíssima maconha é classificada num modesto oitavo lugar, com vinte porcento de periculosidade.
E mais, a periculosidade de uma droga considerada muito prejudicial ao tecido social, a cocaína, que alcançou vinte e sete porcento, é apenas levemente superior à do tabaco.
Em outras palavras, essa pesquisa aparentemente comprova que a maior origem da periculosidade de uma droga não advém de seu consumo, mas de sua proibição, que origina o tráfico e causa muito mais prejuízos e mortes, sendo exemplo clássico a proibição do comércio de bebidas alcoólicas nos EUA, que gerou tamanha violência que os ianques, sabiamente, retrocederam e a liberaram.
Consumo de drogas se combate com conscientização e campanhas institucionais, nunca com proibição, cadeia e fuzis, que somente servem para alimentar a violência.
Pensem nisso.

As 10 drogas mais perigosas do mundo
29 de março de 2012 | Categoria: Miscelânea | Por: Thales Azamor
Uma pesquisa do Comitê Científico Independente para Drogas da Grã-Bretanha, classificou numa escola de 0 a 100, o nível de periculosidade das drogas mais comuns. O estudo levou em consideração os danos para o usuário como mortes causadas direta ou indiretamente pelas drogas, além de dependência e perda de relacionamentos. Os danos para os demais incluem criminalidade, dano ambiental, conflitos familiares, danos internacionais, custos econômicos e prejuízos à coesão comunitária. Confira as dez mais perigosas:
01 - Álcool: 72 pontos de 100.
02 - Heroína: 55.
03 - Crack: 54.
04 - Metanfetaminas: 33.
05 - Cocaína: 27.
06 - Tabaco: 26.
07 - Anfetaminas: 23.
08 - Maconha: 20.
09 - Benzodiazepínicos: 15.
10 - Ketamina: 15.
Fonte: Comitê Científico Independente para Drogas da Grã-Bretanha.


A obra: tela de Rembrandt, A Lição de Anatomia do Dr. Tulp (1632).

Nenhum comentário :

Postar um comentário