segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Relações virtuais


É comum especialistas afirmarem que a internet, ao estimular a virtualidade nas relações interpessoais, está afastando fisicamente as pessoas umas das outras e tornando rarefeito o sentimento que as envolve.
De fato, é possível que a internet favoreça o afastamento físico das pessoas, dada a comodidade de estabelecer amizades à distância. Porém, talvez não seja esse o principal fator de afastamento real entre as pessoas.
Atualmente, a maioria da pessoas reside em metrópoles, com todas as dificuldades de deslocamento que disso decorre. Metrópoles em geral, com raras exceções, costumam possuir sistemas de transporte coletivo ineficientes, o que já indispõe para sair de casa. Pelo mesmo motivo, na maior parte das grandes cidades, o uso de veículo próprio se multiplica, o que implica o agigantamento dos engarrafamentos. Enfrentado o trânsito, após muita demora no trajeto, encara-se o problema de ausência de local para estacionar. Desencorajador.

Aliado a isso, as cidades se veem tomadas por uma violência extremada, cada qual com suas peculiaridades ou motivações. Em alguns grandes centros, com problemas sociais graves, a violência é criminosa e, em outras, que padecem com guerras e terrorismo, de ordem política ou religiosa. A violência, seja qual for sua motivação, assusta a todos em todo o mundo, sejam ricos, sejam pobres.
Por fim, há a questão econômica. O dinheiro anda escasso para a maioria das pessoas no mundo todo, o que torna preferível a comunicação pela internet, sem gastos com bares e restaurantes.
Talvez não seja a internet, mas esse fatores - transporte coletivo ineficiente, violência e falta de dinheiro - os mais relevantes na decisão de isolamento individual. Sem esses problemas, decisivos, talvez as redes sociais fossem apenas mais um meio de comunicação entre as pessoas, inclusive para agendamento de encontros reais. Nada mais do que isso.
O perigo da fragilização das relações interpessoais, cada vez mais intensa, portanto, não se explica somente pela virtualização promovida pela internet.
O modelo real de sociedade que a humanidade vem construindo, que favorece a emergência de violências e atomiza as pessoas por diversos motivos diferentes, parece ser uma explicação mais apropriada para o distanciamento entre todos.
Num mundo mais justo, igualitário e pacífico as pessoas se amariam mais e estariam mais reunidas, com ou sem internet.

2 comentários :

  1. Concordo com você em gênero número e grau, maravilhoso o texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Lu Alencar, a mais fiel leitora do blog. Te amo. Bjs.

      Excluir