sábado, 6 de agosto de 2016

Gilmar Mendes e a extinção do PT

Estudo acadêmico sobre o perfil dos "antipetistas puros" (excluídos os "impuros", ou seja, os que manifestam sentimentos positivos em relação a outros partidos) chega à seguinte conclusão: antipetistas não são conservadores; tendem a ser relativamente ricos; acreditam que o PT administrou mal a economia; manifestam sentimentos anticorrupção (desde 2006); e, mais importante, possuem atitudes negativas contra políticas de ação afirmativa que beneficiam afrobrasileiros. (extraído de Ciência Política, Sentimentos partidários e antipetismo, 2016, pág. 12)

Em paralelo, uma pesquisa do Vox Populi, de junho de 2015, sobre os limites do antipetismo na intenção de voto dos eleitores demonstrou que o eleitorado "potencial" do PT soma 48% dos eleitores, superando os 39% que não votariam no partido (Carta Capital, Os limites do antipetismo).
Eis aí uma possível explicação para a intenção do ministro Gilmar Mendes de requerer a extinção do PT: a farsa de que o PT é a origem de toda a corrupção brasileira somente foi recepcionada pela parcela rica da população, que abomina o discurso da generosidade e de redução das desigualdades sociais.
Esse alcance é insuficiente para eliminar a possibilidade de retorno do partido ao governo federal. Por conta disso, a "solução final" de Gilmar é simplesmente pôr na câmara de gás um partido que acolhe um terço do pensamento ideológico dos eleitores.
O que o infelizmente ministro não está levando em conta é o seguinte: para os eleitores, pouco importa o nome da agremiação, desde que saibam que determinado partido será o sucessor do PT, os votos convergirão para ele.
É como a piada do marido traído que retira o sofá da sala. O autoritarismo do Gilmar não resolverá, ainda bem.
Um dia pessoas como Gilmar Mendes compreenderão os limites de seu humano poder.
Tomara esse dia não tarde.

2 comentários :

  1. Esse juizeco pensa que o Brasil inteiro e otario ....

    ResponderExcluir
  2. A parte ruim é que dificilmente se limitará a cassação do registro. Tem também a caça às lideranças, mas, com certeza, será bem menos fácil do que ele pensa.

    ResponderExcluir