sábado, 6 de novembro de 2010

Amizade: substantivo feminino


Amizade é o mistério que torna possível um perfeito entendimento entre pessoas por vezes completamente diferentes.
É a unidade que se forma por afinidade e que leva as pessoas a se atraírem e se relacionarem.
Amizade nada tem a ver com sexo ou com laços de sangue, mas nem o sexo, nem o parentesco, a impedem. Casais realmente felizes são, antes de tudo, amigos, assim como irmãos podem, e na verdade devem, ser amigos.
Amizade é essa intensa afeição que sentimos por alguém e que nos enleva o espírito. Amizade é ter simpatia e apreço infinitos pelo amigo e, na verdade, os elos que formam a corrente da amizade são forjados justamente desses imensos e inexplicáveis afetos recíprocos que existem entre os amigos.
Amizade é benevolência, é complacência, é tolerância. Amizade é compreender o amigo.
Amizade é para toda a vida e, se realmente existe, não se deixa escoar em virtude de um momento ruim, pois amizade é entender que o amigo, assim como você mesmo, tem bons e maus momentos.
Ao contrário do amor romântico, que muitas vezes vai se curvando ao tempo e à distância, a amizade consolidada não se rende ao espaço físico ou temporal; pelo contrário, vai-se fortalecendo e a cada dia se renova a esperança de rever o amigo querido.
Ser amigo é participar intensamente da alegria gargalhada e estar disposto a escutar profundamente a tristeza chorada e lamentada.
Ser amigo não é estar disponível para todo e qualquer momento mas, sim, estar presente nos momentos cruciais. Ser amigo é também saber identificar esses momentos cruciais.
Amizade não comporta inveja do amigo mas, sim, orgulho por suas conquistas como se elas fossem suas.
Enfim, amizade não é receber; amizade é dar.
Amizade é vontade de estar junto daquela específica pessoa. Com ela, você se sente bem. A amizade está para a pessoa em relação a outra pessoa, como o amor está para a pessoa em relação ao seu par romântico. Você quer estar junto do amigo. Há romantismo também na amizade.
A amizade é o amor sem sexo. Ou o amor é a amizade com sexo.
Se você não quer estar com aquela pessoa, se você está sempre se esquivando, há alguma relação entre vocês, mas não amizade.
Deixar de atender a um convite de alguém porque foi em cima da hora, é sinal de que não há amizade. A amizade releva.
Pense bem: se você nunca procura ou liga para aquela pessoa, se é sempre ela que liga para você, talvez ela te considere amigo, mas e você? É realmente amigo dela? Provavelmente não e não há do que se envergonhar.
Amizade ou se tem, ou não se tem. Ninguém é obrigado a ser amigo de ninguém.
Se você considera mais importante a final do campeonato de futebol de botão que vai passar na televisão do que comparecer a um evento de quem te considera amigo, não há amizade.
Se você fica a todo momento questionando os motivos de quem te considera amigo, não há amizade.
Se o teu amigo chamou um outro amigo para um evento e não você, ele tem os motivos dele. A amizade confia e tem segurança quanto ao sentimento do amigo.
A amizade é como uma linda flor, da qual é você o regador. Cultive o seu amigo, dê-lhe a água de sua atenção, dê-lhe a terra de sua afeição, dê-lhe o fertilizante de sua emoção, e ele deitará raízes profundas em seu coração. Como retribuição, trará beleza e perfume para sua vida.
É perfeitamente possível viver sem amizade. Só resta saber para quê.

Nenhum comentário :

Postar um comentário